quinta-feira, 11 de março de 2010

Para sempre Mamonas, assassinos do mau humor

Ontem, 11 de março de 2010, foi reprisado pela Rede Globo no programa “Por toda minha vida”, o documentário apresentado pela lindíssima Fernanda Lima contando a história da melhor banda da história da música brasileira – Mamonas Assassinas.

O grupo formado por cinco jovens (amantes de uma boa zueira) da periferia de Guarulhos que ganhou o mundo na primeira metade da década de 90 e passou por essa terra como um meteoro, sendo possível vislumbrar apenas por alguns instantes, mas que deixam um marco eterno na mentetodos e até hoje faz história. Eu tinha sete anos de idade quando, por obra do destino, incompetência do piloto, defeito técnico ou o que quer que tenha sido, o avião caiu na Serra da Cantareira (SP) e arrancou de nós a alegria dos Mamonas. Não adianta comentar todo o ocorrido para não criar clima fúnebre, nem ficar relembrando o que ocorreu de ruim, pois não é esse o objetivo, e sim destacar o que eles deixaram de melhor. O que destaco são dois pontos: a fusão de duas artes que são amadas por todos - música e humor - e o legado deixado pelo Dinho.

Todo mundo gosta de música e o que os Mamonas fizeram foi algo fora do convencional, algo de outro mundo. Produzidos pelo Rick Bonadio, um dos melhores produtores/empresários do ramo musical no Brasil, eles venderam 1 milhão de cópias em menos de três meses, o que prova que o som deles agradava tanto a gregos, quanto troianos. Tanto a pagodeiros, quanto metaleiros. Agregado ao BOM HUMOR e ao carisma de todos da banda, o “metal farofa” dos caras conquistaram todo o Brasil.

Mas de todos os vídeos já vistos, o que ressalto é o que rola em um show em Guarulhos, terra natal dos caras, no dia 6 de janeiro de 1996, quando o Dinho dá uma injeção de ânimo na galera. “Disseram que a gente não ia chegar, mas nós estamos aqui, p...! O impossível não existe. Então luta pelo seu sonho. Acredite em você. Luta por você e você vai chegar onde você quer!”, disse ele em um dos poucos momentos de seriedade. Quem já viu sabe o que estou dizendo e, se for mamoníaco como eu, com certeza sente a mesma coisa quando vê esse vídeo. Se vê-lo infinitas vezes, infinitas vezes vai sentir essa sensação.

Mas o que chama a atenção é o fato de pessoas que nos fazem ter momento de prazer, ao menos que seja rindo, vão embora rapidamente, enquanto desgraçados sanguessugas como o Arruda, Collor, Geddel e outros espécimes desse calão continuam executando suas peripércias. Esses o diabo não carrega! Bem que poderíamos negociar com Deus: o Mamonas pelo Pagodart, Fiuk, Netinho de Paula, Felipe Dylon e ainda três bandas de axé, quatro políticos e uns quatro times de futebol. Acho que sairíamos ganhando ainda. Como não é possível, fica o nosso apelo a você: ria, faça rir, seja um sujeito gozado (entenda como quiser) mesmo que pareça ridículo aos que não têm senso de humor. Viva com prazer e tenha prazer em viver. Seja como os gênios do humor dos Mamonas que até hoje são lembrados mais do que pelo seu som, pelas suas letras bem humoradas, suas estripulias e seus atos insanos.




por Diego "Fininho" Barreto

4 COMENTÁRIOS:

Mateus disse...

Ria , que o mundo eh uma piada xD

Taís disse...

Salvee, Salvee Manoonas!!

Sara Moreira disse...

''Passou por essa terra como um meteoro, sendo possível vislumbrar apenas por alguns instantes, mas que deixam um marco eterno na mentetodos e até hoje faz história.''

Isso diz tudo sobre eles.

Fininho disse...

Só mais um mamoníaco de infância relembrando oq os caras sabiam fazer melhor: o outro rir!