No dicionário a palavra humor significa: veia cômica, irônica, delicada e alegre que se disfarça sob uma aparência de coisa séria. Mas será que isso acontece na realidade? Será que temos veias cômicas e irônicas para todo e qualquer tipo de assunto ou situações que podem servir de "materiais que nos façam rir" ainda que isso vá contra os padrões de respeito estipulado pela sociedade?O brasileiro, povo mundialmente conhecido por sua alegria, por vezes deixa a desejar no aspecto "piada". Há pelo menos um ano o ator e comediante Robin Williams fez uma piada sobre o Brasil ter ganhado o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Isso tomou grande repercussão, a notícia foi parar nos telejornais e se espalhou como fogo em mato seco pela internet; já há pouco tempo atrás outro norte americano Sylvester Stallone fez outra piada sobre o Brasil que acabou ofendendo grande parte dos pseudo-patriotas. Se nos ofendemos tanto com esse tipo de situação será que temos o direito de contar anedotas sobre o português burro, que em nenhum momento se queixa por serem personagens principais muitas vezes do repertório de humoristas pelo país afora?
Durante um espetáculo do humorista Rafinha Bastos ele proferiu a seguinte frase: “Ria de tudo", e o nosso nobre baixarel Diego "Fininho" Barreto sabiamente complementou, dizendo: "Ria de tudo, pois o mundo é uma piada". Então digo pra vocês: riam mesmo! Melhor que você seja taxado de desrespeitoso e ofensivo aos politicamente corretos, do que de mentiroso para si próprio, que gostou do que viu ou ouviu e não se manifestou para que ninguém se sentisse ofendido.
A verdade é que nós só sabemos rir do que nos convém. Se um branco fizer gracinhas sobre negro isso soa como preconceito, se fizermos piadas sobre o goleiro bandido que é acusado de um crime isso é engraçado para os que não o conhece, mas se fizermos sobre o seu amigo feio e do cabeção com certeza você vai se ofender e vai dizer que não teve a menor graça ainda que seja uma das melhores piadas que você já ouviu. Nas eleições desse ano tivemos um belo exemplo do que significa rir do que contém: Simplesmente censuraram o trabalho dos humoristas com a desculpa de que fazer paródias dos supostos candidatos era uma atitude que os colocava de maneira diferente perante a população, ou seja, eles ficariam com a imagem ridicularizada, sendo que eles mesmos fazem isso para si próprio sem nenhum esforço, e ainda digo mais porque nós não podíamos rir deles, já que eles vivem rindo de nós. Então nobre Baixareis encerro esse textículo dizendo pra vocês os seguinte: "Riam de tudo, pois o mundo é uma piada. A chave para a felicidade é o riso".
Por: Tiago Banha





8 COMENTÁRIOS:
Boa crítica!
Para um país democrático deveria haver a liberdade de expressão, obviamente respeitando classes sociais, etnias, nacionalidades entre outros.
Muito bom artigo!
Parabéns pelo texto.
A verdade é que é assim mesmo, é tipo "pimenta no dos outros é refresco".
Mas, é como eu sempre faço: rio de tudo que é mais fácil o/
Sem falar de que eu ri com esse negocio no Stallone na época. RIARIA .
E mais uma vez, belo texto! *-*
Postar um comentário